terça-feira, 1 de março de 2011

Trabalhando com o dicionário e com o Material Dourado

Olá galerinha do 3º A, tudo bem?
Estou aqui novamente para falar um pouquinho sobre a importância do dicionário e do Material Dourado para todos nós. 
Coloquei algumas fotos do dia em que fizemos as oficinas sobre estes assuntos. Espero que gostem.
Beijos,
Prô Alê

Dicionário  
Apesar de muito antigo o  dicionário é uma ferramenta de aprendizagem muito usada, principalmente por quem está aprendendo a ler e a escrever. O dicionário é um fiel companheiro sempre que surge alguma duvida quanto à escrita ou o significado da palavra ou até mesmo se você quiser saber o significado ou tradução de uma palavra em outra língua estrangeira. 
Pesquisar no dicionário deve ser um habito frequente, já que muitas vezes usamos equivocadamente um termo ou palavra por desconhecer o seu real significado. Ou até mesmo confundimos a pronuncia com a escrita e escrevemos algo totalmente contrário do que queríamos.
Quando vai  se escrever algo e começa-se a repetir muito as palavras, você pode consultar os dicionários de sinônimos, antônimos e tudo mais o que você precisar. Você pode escrever a mesma coisa com diversas palavras diferentes. Então, não há motivo para não fazer do dicionário o seu melhor amigo.
Consultar o dicionário é um hábito que deve ser cultivado desde a infância, assim a criança aprenderá a escrever corretamente e também aprenderá que quando tiver alguma dúvida poderá consultar o dicionário para lhe auxiliar nos estudos.


Material Dourado
        O "Material Dourado" desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
          O material dourado é confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
        Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.



 
 


TRABALHANDO LIVREMENTE COM O MATERIAL DOURADO